E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Saiba como escolher a melhor pós-graduação para o seu perfil

04/08/2016 Por: Editorial Dom Bosco

Saiba como escolher a melhor pós-graduação para o seu perfil

 
Entre tantas opções de cursos de especialização, sempre surge aquela clássica dúvida: qual a melhor pós-graduação para o meu perfil profissional? Para responder essa dúvida, primeiramente, você deve conhecer bem a si mesmo e os caminhos que pretende seguir na sua área de atuação.
 
 
A diretora-executiva da RHIO’S Recursos Humanos, Denise Retamal, explica que o profissional precisa refletir sobre o que ele deseja construir para a sua carreira. Ela indica que além de traçar quais os seus gostos, habilidades e a direção de carreira que deseja adotar, o profissional deve buscar informações em palestras, congressos e conversas com profissionais da área para descobrir particularidades do trabalho que deseja exercer.
 
 
Nessa fase, o objetivo é descobrir os temas e projetos com os quais você gostaria de trabalhar a longo prazo, esclarece Denise. "O mercado pede expertise, que é a soma de conhecimentos multidisciplinares com experiências múltiplas - não necessariamente de trabalho, mas de vida", conta.
 
 
Além disso, para descobrir qual pós se encaixa no seu perfil, também é necessário considerar algumas questões, conforme aponta a gerente da PageTalent, Manoela Costa. Segundo a especialista, você deve se questionar: em quais profissões poderei usar as habilidades que vou adquirir durante a pós? Eu conheço bem o curso que pretendo fazer? Em quais empresas ou cargos poderei aplicar os conhecimentos que essa pós-graduação oferece? Quais as atividades terei que desenvolver e não vou gostar? Quais atividades terei que fazer e vou gostar?
 
 
A ideia aqui é saber onde quer chegar na sua carreira, pois, dessa forma, terá mais clareza para definir as competências necessárias para isso, como os idiomas, as ferramentas tecnológicas e os conhecimentos que precisará dominar.
 
 
Após essa etapa, é preciso considerar se as vantagens e desvantagens do cargo vão compensar. Como vai se sentir se tiver que exercer tarefas que não gostaria de realizar? Você vai se sentir realizado se não puder usar algumas de suas competências?

 
Por exemplo: se não consegue lidar com números, e mesmo assim quer fazer gestão em marketing, vale se questionar por que você quer tanto atuar nessa área e se o saldo será positivo no fim. "O ideal seria a pessoa conseguir conciliar as duas coisas: habilidade e hobby", conta Manoela.


 
 
Recomendado para você:
 
> Opções de pós-graduação e MBA para formados em administração de empresas.

 
> 5 opções de MBA online para formados em Ciências Contábeis.
 
 
 
Com informações de Guia do Estudante
 

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar