E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Saiba o que é e como funciona a gestão escolar

30/06/2017 Por: Vanessa Cagliari

gestão escolar

Fundamental para o desenvolvimento do nível de aprendizado de uma instituição de ensino, a gestão escolar, apesar de ser um conceito pouco conhecido, é de extrema importância, pois as qualidades que são exigidas nas escolas são cada vez mais severas.
 
 
Sendo assim, a gestão escolar trata das delegações que as instituições de ensino possuem, respeitando as normas comuns dos sistemas. Cada escola deve criar e executar sua proposta pedagógica; administrar a equipe de profissionais e seus recursos materiais e financeiros; cuidar do ensino-aprendizado dos alunos, proporcionando meios para a sua recuperação; e articular-se com as famílias e a comunidade, proporcionando um processo de integração.
 
 
Resumindo, o foco da gestão escolar é a busca por resultados, pela liderança, e ênfase na qualidade do currículo para atingir a excelência do ensino para todos os níveis de escolaridade. Geralmente, para melhor entendimento, a gestão escolar é classificada em quatro áreas, funcionando de maneira interligada, de modo integrado ou sistêmico:
 
 
1. Gestão Pedagógica
Considerada uma das áreas mais importantes da gestão escolar, a gestão pedagógica exerce a função de cuidar e administrar a área educativa. Para isso, deve-se estabelecer os objetivos para o ensino de forma geral e especifica, além de definir as linhas de atuação e metas a serem atingidas e elaborar os conteúdos curriculares.

Suas especificidades estão enunciadas no Regimento Escolar e no Projeto Pedagógico, que inclui elementos da gestão pedagógica: objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe escolar.


 
2.Gestão Administrativa
A gestão administrativa trata da parte física da instituição, como prédio, equipamentos, materiais que a escola possui, além da parte institucional (legislação escolar, direitos e deveres e atividades de secretaria).


 
3.Gestão Financeira
A parte de gestão financeira controla o orçamento da instituição, prioriza os gastos, estima todos os custos e distribui de forma ordenada o orçamento da instituição para que todos os setores tenham as suas necessidades atendidas. Entre as ações implantadas estão: cálculo de custos, resumo de entradas e saídas financeiras para manter o fluxo de caixa organizado, definição do orçamento e prestação de contas sobre os gastos.


 
 
4.Gestão de Recursos Humanos
É a gestão de pessoal (alunos, funcionários, comunidade) que tem como papel lidar com os profissionais da instituição, manter seus níveis de satisfação para render o máximo em suas atividades. O Regimento Escolar inclui os direitos, deveres e atribuições dos professores, corpo técnico, agentes administrativos, alunos e pais. Quando bem elaborado tende a equilibrar a gestão de recursos humanos tornando-a mais simples e justa.


 
Se o seu objetivo é ser um gestor escolar e assumir a diretoria de uma instituição de ensino, é importante realizar um curso de pós-graduação online em Gestão Escolar, que oferece conteúdo sobre as principais competências para atuar na área. Faça um test drive.
 
 
 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar