E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Saiba por que os introvertidos são ótimos líderes

20/02/2015 Por: Editorial Dom Bosco
Por que os introvertidos são ótimos líderes

Poucos sabem, mas pessoas socialmente introvertidas possuem grande potencial para se tornar ótimos líderes em organizações. Foi relatado que 40% dos executivos se descreveram como introvertidos, incluindo o investidor Warren Buffet, o fundador da Microsoft, Bill Gates e até o Presidente Barack Obama.   


 
O pesquisador e articulista do Lifehack, Nicholas Garcia descreveu em seu texto “This is Why Introverts Are Good Leaders” (“É por isso que introvertidos são bons líderes”) que pessoas introvertidas são muito mais que meros antissociais. Confira:


 
Eles são melhores ouvintes
Para Nicholas, os introvertidos possuem a habilidade de avaliar todas as informações de forma contemplativa e moldar em uma única ideia, o que leva a melhores conclusões e resultados. “Da próxima vez que você vir alguém sentado em silêncio com uma expressão intensa no rosto, são grandes as chances de que essa pessoa esteja contemplando tudo e formulando um pensamento realmente importante”, afirma.


 
Eles dão mais liberdade de expressão
Às vezes, os extrovertidos deixam sua exuberância ofuscar seus colegas de trabalho. Já os introvertidos procuram deixar os outros membros da equipe mais livres para se expressar, isso porque eles pensam nas necessidades das pessoas ao seu redor. “Normalmente, os introvertidos tentam fundir seus pensamentos com os de sua equipe, ao passo que os extrovertidos tentam dobrá-los e subordiná-los aos seus ideais”, descreve Garcia.
 
 
 
 
Eles precisam de um tempo sozinhos
De acordo com Garcia, os extrovertidos ganham energia a partir da socialização. Por outro lado, os introvertidos precisam de tempo para descansar e se recuperar. Ou seja, as pessoas que trabalham para um líder introvertido, normalmente, têm mais chances de realizar seu trabalho de forma independente e criativa.  "Eu sou um grande fã do programa Kitchen Nightmares. Uma das principais razões por que os restaurantes falham nesse show é porque os proprietários não estão dispostos a delegar tarefas adequadamente, preferindo tentar e estar em todo lugar ao mesmo tempo”.


 
Eles são mais genuínos
Quando um introvertido faz um esforço para interagir com outra pessoa significa que ele quer algum tipo de ligação. As relações com os introvertidos, portanto, parecem mais significativas e autênticas. “Você tem a sensação de que eles se preocupam com você e sua situação particular. É por isso que a maioria dos introvertidos prefere ter um punhado de melhores amigos em vez de uma centena de conhecidos”, descreve Nicholas.


 
Eles são melhores em tomar decisões
Segundo Nicholas, os introvertidos possuem a característica de meditar sobre grandes decisões por um tempo, em silêncio e solidão. Durante estes retiros longe da sociedade, eles desenvolvem importantes habilidades de pensamento crítico. "Muitos líderes da história, como Abraham Lincoln, foram grandes no que fizeram, porque eles usaram seu tempo sozinhos para considerar os detalhes minuciosos de cada decisão tomada. Lincoln, por exemplo, muitas vezes escreveu seus pensamentos no papel, passando dias agonizando sobre o que deveria fazer em seguida”.
 
Com informações do portal Administradores

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar