E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Saiba quais as características que chamam atenção dos recrutadores

08/01/2016 Por: Vanessa Cagliari
Saiba quais as características que chamam atenção dos recrutadores

Uma pesquisa produzida pelo site de empregos americano Jobvite com mais de 1,4 mil profissionais de recursos humanos de empresas dos Estados Unidos apontou o nível de valorização que os recrutadores dão à características profissionais como experiência, formação em instituição renomada, habilidades, competências, indicação e entusiasmo.

 
 
As notas foram baseadas em uma escala de 1 a 5, sendo a nota 5 muito importante. Por exemplo: 63% dos recrutadores atribuem às cartas de apresentação um nível de valorização entre 1 ou 2, enquanto que para 88% dos especialistas, a identificação com a cultura organizacional da empresa se encontra na escala 5. Neste caso, o setor de hospitalidade é o que mais dá valor à esse aspecto.


 
 
Já para 87% dos profissionais de RH, a trajetória profissional do candidato também é considerada uma característica relevante, que atribuíram notas entre 4 e 5. No mesmo nível encontram-se as referências, sendo que 78% acreditam que estas são efetivas e essenciais para encontrar os melhores profissionais.


 
 
Formação profissional
 
Em relação à pesquisa, as notas no curso superior não são tão significativas e não provam se o candidato é ou não um bom profissional. O ranking levou em consideração o G.P.A (do inglês Grade Point Average), que refere-se à média das notas dos estudantes na faculdade e é utilizada como ferramenta de ranqueamento e classificação. Segundo 57% dos recrutadores, esta média é pouco importante, com notas entre 1 e 2.


 
Ainda nessa linha, os cursos de pós-graduação são mais importantes nas áreas de educação e de saúde, em que mais da metade dos entrevistados atribuem muita importância aos títulos dos candidatos. Com relação aos setores de tecnologia, ciências, engenharia e matemática, os quesitos que chamam atenção são o conhecimento e a habilidade classificados entre 4 e 5.


 
 
 
Redes Sociais
 
Em um universo em que a tecnologia e as redes sociais predominam, é fácil saber que os recrutadores consideram e analisam os perfis dos candidatos nas redes sociais. Do total, 54% dos entrevistados consideram o perfil nessas redes as ferramentas mais efetivas no processo de seleção, enquanto que apenas 4% não usam as mídias sociais como canais para encontrar profissionais qualificados.
 
 
 
Dentre as redes sociais mais usadas estão o LinkedIn, Facebook e Twitter, usados por 87%, 55% e 47% dos selecionadores. Para profissionais da área de marketing e comunicação, a presença social é ainda mais indispensável, já que 33% dos entrevistados consideram negativa a ausência de perfis nessas redes.
 
 
 
Eles avaliaram o comportamento das pessoas no ambiente virtual. As publicações com erros gramaticais prejudicam os candidatos para 72% dos recrutadores. Já para 54%, as fotos que mostram consumo de álcool são negativas, bem como o uso de maconha em que 75% consideram negativo. E em tempos de selfie, até elas entram na avaliação: 25% dos entrevistados consideram uma exposição negativa para o candidato, e 75% enxergam de forma neutra.




 
Quais as atitudes que causam boa impressão na entrevista?
 
A pesquisa revela outros dados que são considerados antes de qualquer contato com o candidato, quando o currículo ainda está em avaliação, como experiência e nível de escolaridade. Entretanto, as atitudes durante a entrevista também são consideradas pelos recrutadores, às vezes, até mais do que os outros dados.
 
 
 
Para 87% dos entrevistados, a característica que deixa uma impressão positiva após uma entrevista de emprego é o entusiasmo. Além disso, as habilidades de comunicação também impressionam para 79%, assim como a pontualidade e a aparência para 66% e 63%, respectivamente. E, finalmente, segundo 38% dos recrutadores a importância dos cumprimentos, aperto de mão e olho no olho são características que contam muitos pontos positivos.



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar