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Saiba quais são as principais carreiras do setor de varejo

04/07/2016 Por: Vanessa Cagliari



Com o desafio de aumentar as vendas do negócio, os profissionais da área do varejo mais valorizados possuem habilidades de comunicação, estratégias de negociação, análise de mercado, perfil empreendedor e inovador. As possibilidades de carreira são das mais variadas, com destaque para as áreas de administração de empresas, economia, marketing, publicidade e logística.  
 

 
Mas para quem não tem graduação nessas áreas, uma pós-graduação ou MBA em varejo é desejável para dominar os conceitos da área de forma aprofundada e se destacar diante da concorrência. Segundo o Guia Salarial da Robert Half 2016, para atuar com varejo, é preciso ter uma carteira de clientes bem consolidada, pois as empresas não esperam para que os profissionais construam uma rede de contatos. Além disso, segundo o estudo, as empresas procuram pessoas com vontade de trabalhar e que queiram melhorar os atuais resultados.


 
Quer investir no setor de varejo? Então, conheça as principais áreas:


 
 
Marketing e Comunicação
A área de marketing analisa o comportamento do consumidor, o que ele deseja encontrar nas lojas e a concorrência. O profissional de marketing também elabora campanhas publicitárias, anúncios para sites e redes sociais, conteúdo para engajar os consumidores e também é responsável pelo atendimento ao público. Entre as carreiras da área estão o analista de marketing digital, gestor de marketing e o coordenador de comunicação.  


 
 
Vendas ou comercial
Com oportunidades nas carreiras de supervisor de vendas, gerente de vendas e diretor comercial, essa área é a principal do varejo, pois é responsável pelos pedidos para a indústria, define quanto a loja deve vender e trabalha para cumprir a meta proposta pela empresa. Além disso, os profissionais que trabalham com a área comercial estabelecem o que entra no portfólio de produtos e treinam a equipe para vender mais.


 
 
Logística
Comprador e gerente de planejamento são profissionais de logística que têm a função de manter a loja abastecida com produtos, funcionando como uma ligação entre a indústria, que entrega uma grande quantidade de produtos nos centros de distribuição dos varejistas.


 
 
Finanças
Profissionais de finanças planejam, organizam as movimentações financeiras da empresa. Para atingir as metas, o gestor de finanças estabelece quais são as prioridades no curto, médio e longo prazo para cada departamento da empresa. Empresas de capital aberto, por exemplo, têm áreas de relações com investidores, responsável por apresentar os resultados da organização para o mercado. Mais de uma dezena de varejistas brasileiras abriram capital na bolsa na última década.


 
 
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