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Saiba quais são os erros no trabalho que devem ser evitados

19/04/2019 Por: Editorial Dom Bosco

 

Saiba quais são os erros no trabalho que devem ser evitados


Currículo não faz milagre na vida de quem não sabe como se comportar dentro do ambiente de trabalho. Aliás, ao falar de comportamento profissional, não podemos pensar que ele apenas se refere às pessoas de cara amarrada e que só sabem falar de trabalho - isso está longe de ser profissional. Neste post, vamos falar sobre os erros no trabalho que devem ser evitados para que a sua produtividade ou a de seus colegas não sejam prejudicadas.



Não entender o DNA da empresa

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Se imagine em uma festa de gala e de repente nota que há um convidado vestido com trajes de corrida; estranho, não é? As pessoas que não estão adequadas ao DNA da empresa, são como esse convidado trajado com roupa esportiva: não sabemos se ele não entendeu o estilo do evento ou se não tinha outra roupa.


O primeiro erro de alguém que não entende o DNA da empresa em que atua, inicia pela vestimenta. Nossa aparência é nosso cartão de visita, e não estar vestido de forma adequada a ocasião a proposta da instituição que trabalhamos, pode deixar uma péssima impressão para nossos colegas e clientes.


Por isso, é tão importante trabalhar em um lugar que esteja de acordo com o que você acredita para que não seja difícil agir em conformidade. Como cada empresa tem preferências particulares na vestimenta dos funcionários, cuide que elas sejam sempre castas e asseadas, evitando passar qualquer imagem negativa sobre seu comprometimento.



Onde foi parar minha agenda?

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A maioria das pessoas não aguenta mais ouvir falar que organização é algo importante no trabalho; no entanto, ao conversar melhor, identificamos que poucas usam uma agenda para anotar os compromissos. Não ser organizado é um perigo, porque pode provocar
erros mais graves, como esquecer algo importante ou acabar cometendo erros graves e irreversíveis.


Pessoas que não possuem organização não passam segurança e por isso, acabam perdendo oportunidades de receber atribuições maiores - afinal, quem garante que elas não irão se atrapalhar e comprometer os resultados? O mais crítico de tudo isso, é que a organização começa com ações bastante simples.


Para evitar a desorganização, a primeira dica é ter uma agenda onde você possa registrar todos afazeres; a segunda, é manter os locais sempre higienizados e muito bem organizados, para que a agendinha não seja perdida - parece piada, mas pode acontecer. Ser organizado vai evitar erros e ajuda você aproveitar melhor o tempo.


Saiba mais: Como aprender a administrar o tempo?



Time que está ganhando, não se mexe

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O mercado não para de se transformar e ao mesmo tempo, isso faz com que as empresas também estejam em constante mudanças. Apesar dessas mudanças acontecerem sempre pensando no bem da organização, nem todo mundo consegue lidar de forma positiva com essas transformações.


Por mais conservador que você possa ser, não ser uma pessoa disposta a aceitar as transformações da empresa não contribuirá em nada com sua carreira, já que profissionais desse perfil são rapidamente substituídos. As empresas que ficam resistentes às mudanças, acabam caindo, como ocorreu com a líder de filmes fotográficos Kodak.


Portanto, não é opção: quem quer continuar no mercado precisa estar disposto a enfrentar mudanças e mudar junto com a empresa. Assim, se você não se identifica com esse perfil, é bom começar desde já pensar em formas de entender as transformações como oportunidades e não como um risco.



Não ser verdadeiro com a equipe

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Muitos climas empresariais se tornam tóxicos pela má comunicação entre os membros da equipe, que deixam de ser transparentes sobre como estão se sentindo em relação a empresa. Esconder coisas que podem ser relevantes para o bom andamento da empresa, podem comprometer seriamente o relacionamento interno e consequentemente, atrapalhar a produtividade.


Você não precisa compartilhar como anda sua vida amorosa ou financeira com seus colegas, até o momento em que esses assuntos não venham a comprometer seu comprometimento com a empresa. Por exemplo, uma pessoa que está se divorciando talvez precise faltar no trabalho para participar de audiências; então, é recomendado que ela deixa a equipe a par do que está acontecendo.


Talvez problemas empresariais internos também possam estar incomodando o funcionário e mais uma vez, o recomendado é que ele exponha esses espinhos. Não pense que expor sentimentos e situações demonstram falta de comprometimento profissional; pelo contrário, fazer isso fortalece o relacionamento entre os membros e favorece a compreensão e cumplicidade para superar desafios que possam surgir.



Eu faço tudo!

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É ótimo trabalhar com pessoas pró-ativas e que sempre estão dispostas a aceitar novos desafios, algumas vezes, sendo até pioneiras em atividades que poucos se prontificaram em executar; porém, assim como tudo na vida, a falta de equilíbrio pode atrapalhar. O funcionário ‘faz tudo’ ou centralizador pode ser a pessoa que quer pegar todas as responsabilidades para ela e que acaba se sobrecarregando.


O funcionário que pega todas as atividades acaba se atolando de compromissos, não conseguindo se dedicar totalmente em todas as atividades - já que está com pouco tempo para administrar tudo -, e ao mesmo tempo, prejudica o desenvolvimento de outros membros da equipe.


Assim, procure compartilhar e repassar atribuições para que tanto o seu dia possa ser mais tranquilo e ainda assim, produtivo. Em outras palavras, aprenda a pedir ajuda e confiar na competência da sua equipe. Fazer isso não vai demonstrar incompetência da sua parte; na verdade, irá defender a sua característica de líder, que não apenas executa, mas que entende também o momento correto de repassar tarefas quando há necessidade.   


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