E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Saiba qual o perfil do profissional de finanças exigido pelo mercado

07/03/2017 Por: Vanessa Cagliari

perfil dos profissionais de finanças

De extrema importância para a redução de custos e aumento de investimentos de empresas, os profissionais de finanças estão entre as profissões em alta em 2017, segundo o Guia Salarial da consultoria Robert Half. A pesquisa de salários e de mercado de trabalho analisou as áreas de finanças e contabilidade detalhando tendências de contratação, cargos em alta, salários para 2017 e o perfil ideal do profissional de finanças.
 
 
Para chegar às conclusões, foram feitas entrevistas globais com diretores de Recursos Humanos e diretores de finanças, análises de mercado de recrutamento, entrevistas com candidatos e percepção de mercado de trabalho dos consultores e gerentes da Robert Half.
 
 
De acordo com o estudo, as principais preocupações dos diretores financeiros para 2017 são acompanhar as mudanças tecnológicas da área de finanças (42%); estar em concordância com as demandas regulatórias e de compliance (26%); executar a gestão de um grande volume de dados (13%); e atender a padrões de relatórios de finanças e contabilidade (13%).
 
 
Para 95% dos diretores de finanças, há falta de conhecimento técnico e investimentos na área de finanças, e, devido a esse contexto, aumenta o receio com a capacidade de suas equipes de entregar metas durante o ano. Mas então qual seria o perfil do profissional de finanças exigido pelo mercado?


Para os diretores de finanças, até então, os profissionais de finanças exercem um papel mais operacional dentro das organizações. Com o aumento da necessidade de controle de custos e o processamento dos dados mais criteriosos, neste ano, será requisitado o profissional de finanças que apresentar um perfil mais estratégico de trabalho.
 
 
 
Por exemplo, até então, o perfil do analista financeiro era mais operacional dentro das empresas, e, atualmente, a expectativa é que este profissional pense no negócio como um todo, faça análises mais detalhadas, estude mais sobre legislação e seja capaz de gerar economia. Já o perfil do gerente financeiro deve ser aberto a assumir mais responsabilidades, já que esse profissional deverá acumular atribuições estratégicas e transacionais.
 
 
As habilidades mais valorizadas dos profissionais de finanças são versatilidade, trabalho em equipe, habilidades de negociação e comunicação, foco nos resultados, inglês e estabilidade.

 
 
 
Tendências de contratação para 2017
Para 100% dos entrevistados da pesquisa, a tarefa de recrutar neste ano será muito desafiadora, devido à falta de especialistas na área de finanças e falta de habilidades de negociação. As principais lacunas estão nas áreas contábil e fiscal, tesouraria e planejamento financeiro.
 
 
Entre os segmentos com as maiores oportunidades estão Agronegócio, Exportação, Setor farmacêutico, Indústria da beleza e Tecnologia, com maiores demandas nas áreas Fiscal, Contábil, Controladoria e Auditoria.
 
 
 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


 
 
 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar