E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

São Paulo é a melhor cidade do Brasil para empreender

03/12/2015 Por: Vanessa Cagliari
São Paulo é a melhor cidade do Brasil para empreender

Conforme apontou uma pesquisa realizada pela Endeavor e divulgada nesta quinta-feira (3), São Paulo é a melhor cidade do país para empreendedores. Intitulado de "Índice de Cidades Empreendedoras 2015", o estudo apresenta quais as melhores cidades do país para empreender e o evento de divulgação aconteceu na capital paulista. Acesse a pesquisa na íntegra.

 
 
Foram considerados 32 municípios brasileiros e 56 diferentes indicadores com sete pilares que mais impactam a abertura de um empreendimento: infraestrutura, acesso a capital, ambiente regulatório, mercado, inovação, capital humano e cultura empreendedora. As principais razões para São Paulo ter recebido o título de melhor mercado empreendedor foram condições logísticas, tamanho do mercado e altos investimentos.


 
Na sequência da pesquisa estão Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Recife (PE). Analisadas pela primeira vez, as cidades de Campinas (SP) e São José dos Campos (SP), no interior do estado, ficaram na quinta e na sexta posições, respectivamente. As últimas colocadas no ranking foram Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Maceió (AL).


 
O diretor geral da Endeavor Brasil, Juliano Seabra falou sobre a importância da pesquisa para o empreendedorismo no Brasil. "Quem vai bem no índice fica feliz e aqueles que não se saem tão bem tentam melhorar, e isso gera evolução. O resultado é positivo, mas não significa que está ótimo. Tem muito espaço para evoluir ainda", disse.


 
Em busca de parcerias com prefeituras do país, agora a Endeavor vai iniciar a divulgação da pesquisa nas cidades analisadas pelo índice. Seabra afirma que essa é uma das principais metas do estudo. "Muitos prefeitos estão voando às cegas no mundo empreendedor. Queremos ajudá-los nessa missão", contou o diretor da instituição.



Com relação às dificuldades de empreender no Brasil, o ambiente regulatório ainda é o principal obstáculo enfrentado por empreendedores. Dos municípios avaliados, a cidade onde mais se demora para abrir uma empresa é Caxias do Sul (RS), com 304 dias, segundo Seabra.
 
 
Confira o ranking de cidades empreendedoras de 2015
 
 
 
 
 
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar