E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Segundo projeção, orçamentos de marketing digital crescerão 8% em 2015

27/08/2015 Por: Vanessa Cagliari
Segundo projeção, orçamentos de marketing digital crescerão 8% em 2015

Conforme concluiu uma projeção sobre gastos dos CMOs (Chief Marketing Officer) feita pela empresa de consultoria Gartner, os orçamentos de marketing digital crescerão 8% em 2015. O levantamento envolveu seis diferentes setores: serviços financeiros, manufatura, alta tecnologia, varejo e transporte, mídia e hospitalidade. Foram entrevistados diretores de marketing de 315 companhias com receitas de 500 milhões de dólares por ano, ou mais.


 
Os resultados da pesquisa revelam que a influência do marketing sobre os gastos com tecnologia é crescente e permanecerá assim até 2017, com CMOs programando gastar mais com novas tecnologias do que os CIOs (Chief Information Officer). De acordo com as empresas ouvidas pela Gartner, 25% do seu orçamento anual foi destinado aos esforços de marketing digital em 2014, e metade destas empresas deve aumentar os orçamentos de marketing digital em 2015.


 
Segundo o estudo, o marketing digital tem apresentado um crescimento importante, com empresas começando a adotar estratégias mais coesas. Com isso, houve um crescimento na adoção de tecnologia de marketing em várias áreas, incluindo marketing digital, banco de dados, CRM, automação de marketing, marketing móvel, análise de clientes e comércio eletrônico. O marketing é completamente responsável pela escolha e gestão de prestadores de serviços de marketing em 83% das companhias e, também, escolhe os fornecedores de tecnologia em 71% delas.


 
O alcance da influência do marketing se estende ao software, com 75% das companhias relatando que o marketing controla o orçamento para consultoria e design de software relacionados ao marketing; 47% responderam que o marketing controla o orçamento para a aquisição de software como serviço (SaaS), e 43% das empresas consultadas afirmaram que o orçamento de marketing estende-se à hospedagem externa de tecnologia para rodar software relacionado com marketing.


 
Marketing significa dinheiro

Segundo Chris Vennitti, vice-presidente de HireStrategy, parte desta mudança vem do fato de que os sites se tornaram máquinas de geração de receita e, com isso, uma grande carga de responsabilidades foi parar sobre os ombros das equipes de marketing. Isto é importante, principalmente, diante do crescimento da publicidade segmentada e do marketing móvel. De acordo com Gartner, o crescimento na publicidade segmentada pode ser associado ao fato de que os sites das empresas precisam ser focados na experiência do cliente.


 
O que isso significa para TI?

Segundo a Gartner, o futuro da Tecnologia da Informação envolverá, provavelmente, maior colaboração com marketing. "Os profissionais de tecnologia se tornarão mais responsáveis pela condução dos negócios e pela geração de receita, em vez de apenas apoiar o crescimento das empresas. Iniciativas de TI serão cada vez mais baseadas na necessidade de trabalhar lado a lado com o marketing, desenvolvendo novos produtos, em vez de apenas desenvolver os sistemas que favoreçam o negócio", afirma Vennitti.


 
E quanto à relação entre CMOs e CIOs?

Ainda segundo a Gartner, a relação entre os CIOs e os CMOs envolverá uma parceria muito maior. "Esses profissionais já começaram a trabalhar de forma mais colaborativa, uma vez que o crescimento nos orçamentos de tecnologia de marketing começou em 2011. Há um monte de profissionais da área de TI com reporte matricial para o CIO e o CMO, o que ajuda a impulsionar novas ideias de design de produto e promove o crescimento", ressalta Vennitti.


 
Além disso, muitas companhias já aprenderam que o uso de novas tecnologias aumenta o risco de violações de dados. "É mais difícil manter o controle sobre as medidas de segurança e sobre os processos de gestão de risco com outros departamentos assumindo o orçamento com aquisição de tecnologia", disse Vennitti.


 
Com informações de Mundo do Marketing

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar