E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Setor de turismo tem potencial para alavancar a economia brasileira, afirma ministro do turismo

21/07/2015 Por: Vanessa Cagliari
Setor de turismo tem potencial para alavancar a economia brasileira, afirma ministro do turismo

No dia 16 de julho, Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo apresentou à Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, os números do mercado de viagens e o potencial que o setor tem para impulsionar a economia do Brasil. Alves apresentou dados que revelaram que o turismo nacional emprega mais de 3 milhões de pessoas, contribui de forma direta, indireta e induzida com 9,6% do PIB (Produto Interno Bruto), e é o quinto item da pauta de exportações do Brasil, atrás de minério de ferro, soja, petróleo e açúcar.

 
 
No ano passado, o setor de turismo registrou 206 milhões de viagens domésticas e, hoje o Brasil está no terceiro lugar no ranking de aviação civil do mundo. "Não há indústria que, no atual cenário de ajustes fiscais e incertezas, esteja mais credenciada para ajudar o Brasil a enfrentar a crise. Mas, para isso, é importante que o governo coloque o turismo como prioridade em sua agenda econômica, social e financeira. Sei que, para isso, posso contar com a sensibilidade e o apoio da presidenta Dilma Rousseff", ressaltou o ministro Henrique Eduardo Alves.


 
Além disso, Henrique afirmou que os recursos disponíveis para o Ministério do Turismo são insuficientes para realização de novos investimentos e pagamentos, uma vez que a programação orçamentária do Ministério do Turismo vem caindo. Nos últimos cinco anos, o orçamento caiu 72% e a disponibilidade financeira diminuiu em 60%. "Os investimentos do governo no setor são inversamente proporcionais ao esforço que vem sendo feito pelo mercado para alavancar o turismo. Precisamos de mais recursos para realizar o pagamento de contratos em andamento e celebrar novos projetos para promover o turismo no Brasil", afirmou Alves.


 
Nos últimos 10 anos, o índice de empréstimos tomados pela iniciativa privada aumentou em 570%, passou de R$ 2 bilhões para 13 bilhões. Além da equipe técnica do Ministério do Planejamento, participaram também da discussão, o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo, Neusvaldo Ferreira Lima, o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, e o senador Romero Jucá, vice-presidente do Senado Federal. Nelson Barbosa encomendou a sua equipe, uma análise do material produzido pelo MTur e, nos próximos dias, técnicos dos dois ministérios vão se reunir para debater ideias para os temas que foram discutidos na reunião.


 
Invista no setor de turismo. O salário inicial do diretor de turismo pode chegar a R$ 17,651,29, segundo especialistas. Clique aqui e saiba mais. Conheça o curso de MBA online em Gestão de Turismo e Hospitalidade do Dom Interativo que oferece conhecimentos requisitados pelo mercado de trabalho como tendências do turismo, planejamento financeiro, planejamento estratégico, inovação, entre outros. Assista às videoaulas, gratuitamente, durante 7 dias.
 
 
Com informações de Ministério do Turismo
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar