E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Sempre termino o dia com muitas tarefas. E agora?

08/04/2019 Por: Editorial Dom Bosco

Sempre termino o dia com muitas tarefas. E agora?


Quem nunca acordou achando que o dia seria extremamente produtivo, mas no final foi dormir com a consciência pesada por ter deixado inúmeros afazeres para trás? Difícil conhecer alguém que não tenha vivenciado essa experiência e se você se identificou com título deste conteúdo, deve saber o quão ruim é a sensação. Então, continue a ler para conferir algumas
dicas que vão fazer o dia render mais.


Leia também: Como funciona o estudo Online no Brasil


1. Comece bem o dia!


“O que começa errado, termina errado” não é novidade para ninguém e o seu dia também depende de um bom início para ele possa render mil vezes mais! Não negligencie aquele banho energizante e aquele cafezinho antes de começar a rotina. Aproveitar este período do dia para praticar atividades também é uma ótima maneira de abrir o dia com chave de ouro.


Fazer a primeira refeição do dia é uma forma de dizer para o seu corpo que o dia começou e dar a ele muita energia para as atividades seguintes. Há quem diga que o cafezinho logo cedo até ajuda manter a boa forma, ao passo que por estar saciado a sua vontade de “enfiar o pé na jaca” nas próximas refeições, diminui. Então, não importa o que você tem para resolver: tome um café da manhã bem reforçado.


2. Anote as tarefas do dia


Correria, preocupação e falta de tempo não são nada amigáveis com nossa memória e pode ser que no meio de tantas atividades algumas coisas passem despercebidas. Não importa se a atividade é boba ou não, se você precisa resolver, ela deve estar na sua listinha de tarefas.


Você também pode gostar: Técnicas de memorização para estudantes


A listinha é a melhor amiga de quem não quer deixar nada passar! Anotar suas atividades não só ajudam você a lembrar do que deve resolver, como pode contribuir com uma noite de sono perfeita, segundo o portal Boa Forma. Aproveitando o gancho do sono, vale lembrar que dormir bem também é fundamental para conseguir aproveitar o dia seguinte.


3. Faça pausas


Por conta da correria do cotidiano muitas vezes acabamos atropelando necessidades básicas achando que elas consomem tempo. O resultado é que ao invés de ganhar tempo, você perde tempo. Isso acontece porque você está com cansaço e nervosismo, que não ajudam em nada ao fazer as coisas de forma rápida e correta. E, é por isso que você deve fazer pausas!


Não importa se a pausa é para tomar um café ou ficar sentado contemplando as nuvens; a sua hora de repouso é inegociável. Ao conseguir relaxar, a sua atenção volta ao normal e com a mente mais tranquila, resolver as coisas vai ficar muito mais fácil. Mas, evite fazer pausas que vão deixar você sem paciência ou com mais estresse; aproveite para fazer coisas prazerosas.


4. Saiba pedir ajuda


Que erro é achar que podemos fazer tudo sozinhos; ninguém pode fazer tudo sozinho - quer dizer, até pode, mas não sem comprometer a saúde e qualidade das tarefas. É verdade que por diversas vezes assumimos tarefas que embora tenhamos capacidade de fazer, não temos tempo e isso é um verdadeiro perigo enquanto não aprendemos a pedir ajuda.


Nem sempre as pessoas vão identificar que estamos sobrecarregados e que precisamos ser ajudados. Especialmente se você é visto como “o resolve tudo”, é difícil para outros identificarem a sua necessidade. Desta forma, a humildade e pró-atividade devem partir de você. Contar com a ajuda de um amigo para ir pagar aquele boleto, já vai reduzir seus compromissos. Portanto, saiba pedir ajudar.  


5. Não deixe para amanhã


Por mais que a gente se esforce em sair das dicas clichês de aproveitamento do tempo, organização é algo que não pode faltar. A maioria das vezes que estamos sobrecarregados é por conta de inúmeras tarefas que se acumularam, formando uma enorme bola de neve. Por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.


Fazer as coisas com antecedência aliviam a sua agenda e evitam que imprevistos possam acontecer, atrapalhando a concretização de determinadas atividades. Sabe aquela agendinha básica? Comece a anotar tudo nela e aproveite os momentos de maior tranquilidade para encaixar compromissos que podem ser resolvidos com calma e que vão evitar aquele sufoco por falta de tempo.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar