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Seu dia termina com mais tarefas inacabadas do que concluídas? Saiba como evitar isso!

19/03/2015 Por: Editorial Dom Bosco
tarefas inacabadas

Conheça 8 dicas que vão te ajudar a desenvolver capacidade de concentração para que o seu dia de trabalho não termine com mais tarefas inacabadas do que as concluídas.
 
1. Mude de ambiente
Trabalhar muitas horas e sempre no mesmo ambiente reduz a criatividade e dá a sensação de cansaço e exaustão. Sempre que possível, mude de ambiente de trabalho e procure realizar suas atividades em locais mais inspiradores para você. Sugestão: Ao ar livre as ideias fluem melhor e as tarefas ficam mais leves.
 
 2. Seja proativo
Não fique esperando que as coisas venham até você. A motivação, em primeiro lugar vem de você. Ofereça soluções e sugestões para os problemas da empresa.  Se estiver descontente com alguma coisa, reclamar não é a solução. Marque uma reunião e exponha seu ponto de vista, para encontrarem juntos - você e seu gestor ou sua equipe - uma boa saída para o problema.
 
3. Não confie na memória
Anote as coisas constantemente, assim não irá se esquecer de nada importante. Faça listas, a famosa to do list, ou pequenos lembretes para cada uma das suas tarefas diárias e determine o prazo para realizá-las. Esse hábito deve fazer parte de sua rotina, dessa forma, você estará sempre atento ao cronograma e status para oferecer um bom feedback à sua gerência.
  
4. Método de trabalho
As pessoas são diferentes e o que funciona pra um, pode não ser efetivo para o outro. Descubra uma maneira de lidar com as tarefas de trabalho que funcione para você. Autoconhecimento é tudo. Descubra se os resultados são melhores resolvendo os problemas externos ao as tarefas mais demoradas primeiro, ou se prefere fazer as tarefas menores antes. Enfim, é necessário saber que método utilizar para obter os melhores resultados.
 
 5. Comemore
Cada conquista sua deve ser celebrada e, se possível, não supervalorize as frustrações que você enfrenta no dia-a-dia.  A frustração irá fazer com que se sinta mal com a sua função.  Lembre-se regularmente das conquistas que você teve e tenha ideia do quanto você é valioso para sua empresa.
6. Trabalho em equipe
Trabalhar com parceiros ou uma equipe dedicada, irá te manter nos eixos e evitar que desvie do propósito principal da empresa. Quando mais de uma pessoa se dedica a conquistar algo, mesmo as dificuldades que aparecem no meio do caminho são enfrentadas com mais facilidade.
 
 7. O que você ama fazer?
Já ouviu a frase: “Faça o que você ama e não terá que trabalhar um só dia na vida.”? É isso aí. A melhor motivação para fazer algo realmente bem feito, é fazer o que você ama.  Um bom líder se concentra no que gosta e faz bem feito, e delega outras tarefas.
 
8. Não tenha medo de pedir ajuda
Ser humilde no ambiente de trabalho é uma qualidade apreciada. Se perceber que, independentemente do modo como esteja desenvolvendo suas tarefas, ainda sim, não consegue se concentrar, peça ajuda para os seus colegas de trabalho, ou até mesmo, para um profissional. Muitas vezes, a falta de atenção pode representar algum problema mais sério. 

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