E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Técnicas de logística que todo profissional deve conhecer

30/11/2018 Por: Editorial Dom Bosco
Técnicas de logística 


A logística é um setor fundamental e 360.º, que cuida da administração de materiais e recursos, armazenamento, distribuição, administração de compras e transporte, etapas que são essenciais para o bom funcionamento das empresas no mercado. Conheça as técnicas de logística que todo profissional deve conhecer, para compreender e desenvolver de forma eficiente suas atividades nesta área:

Logística integrada;

Trata-se de um processo mais estratégico e consciente sobre a empresa como um todo, auxiliando em atividades mais automatizadas, econômicas e condizentes com o comportamento da empresa no mercado. Na logística integrada, o profissional deixa de estar alienado dos outros setores, pensando apenas em soluções logísticas; nesta técnica, ele toma decisões pensando de forma coerente com todos os setores da empresa, que impactam diretamente na gestão dos recursos.  

Logística inbound e outbound;

Na técnica de logística inbound e outbound estão os processos para de pré-desenvolvimento do produto e depois, quando ele está pronto para ser disponibilizado no mercado. O inbound contém as estratégias de compra e recebimento de insumos para a produção interna; na etapa outbound são as decisões tomadas para a distribuição do produto, para que ele possa chegar ao consumidor final com o melhor “custo-benefício” para a empresa.


Logística reversa;

Geralmente, as entregas acontecem do remetente ao destinatário, ou seja, aquele que envia e aquele que recebe a mercadoria. Mas, a etapa contrária, onde o destinatário devolve o envio ao remetente, o que faz com que esse faça o trajeto inverso ou logística reversa. Esse tipo de evento costuma ocorrer com frequência nos e-commerces, quando os consumidores recebem mercadorias com defeito e as enviam a loja para realizar a troca.


Tecnologia aplicada à logística

O Sistema de Gerenciamento de Transporte (Transportation Management System) facilita a vida do profissional logístico, tendo a facilidade de obter, automaticamente, cálculos, rastrear envios, planejamentos, dados de frota (veículos que necessitam de manutenção ou indisponíveis), analisar retornos e etc. Também conhecido como TMS, existem diversas empresas que fornecem sistemas com funcionalidades distintas, conforme as necessidades da empresa que contrata o serviço. Para o êxito com a ferramenta, basta conhecer bem suas funcionalidades.


Saiba mais detalhes de quais tecnologias aplicadas na logística que estarão em alta nos próximos anos, acessando o conteúdo sobre Quais são as tendências de cadeia de suprimentos. Você também pode conhecer outras técnicas e tendências se especializando com as pós-graduações de Logística da Unidombosco.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar