E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Tendências do Mercado do Turismo para os próximos anos

06/03/2015 Por: Editorial Dom Bosco

Tendências do Mercado do Turismo para os próximos anos
Dados do Sebrae apontam que já existem 36 mil empresas dedicadas ao
setor de turismo no Brasil e, a expectativa é que ele continue que possa representar 57% em 2030
. Sem dúvida, esse é um valor bastante importante, especialmente para quem deseja investir ou está atuando nessa área. Quer saber quais as tendências do Mercado de Turismo para os próximos anos? Só continuar a ler.




Foca na experiência!


As pessoas não só querem conhecer lugares diferentes; o que elas querem é vivenciar esses lugares! Oferecer experiência aos usuários têm se tornado premissa para quem quer se destacar num mercado saturado de gente oferecendo as mesmas coisas e, quem vende turismo não poderia de jeito nenhum não fazer parte dessa exigência.


Vender viagens vai além da descoberta geográfica de um lugar, pois envolve emoções que estão ligadas a vivência de cada viajante. E claro, nem precisamos falar que viajar representa ‘liberdade’, ‘autonomia’ e em muitos casos, o resgate das origens. Quem entende que não vende somente destinos, tem mais facilidade em oferecer experiências memoráveis.




Atendimento segmentado


Como oferecer experiência se estamos olhando apenas a massa? Para que a expectativa dos consumidores e clientes seja atendida de forma individual, as agências de turismo e empresas atuantes no setor estarão oferecendo com maior frequência atendimento segmentado, ou melhor, focado em nichos.


Ao separar os viajantes em grupos cada vez mais segmentados, alguns até focados em nicho (grupos pequenos e diferenciados), a conversa tende a ser mais humana e diferenciada. Empresas dedicadas a entender somente pessoas que buscam conhecer a terra dos ancestrais, por exemplo, será uma das estratégias reconhecidas no setor.


Confira também: Como saber se estou fazendo certo a gestão do conhecimento da empresa?



I.A. - Inteligência Artificial


Já imaginou como seria bacana se o guia da viagem fosse seu próprio smartphone e a cada novo lugar que você visitasse, ele reproduzisse dados e informações que nenhuma mente humana poderia guardar - pelo menos sem fazer aquela baita confusão? Bem-vindo a Inteligência Artificial no turismo.


O guia é apenas uma ilustração do I.A., uma das tendências do setor turístico para os próximos anos. O uso dessa tecnologia tende a aumentar não só pela potencialização da experiência, como também por representar a redução de custos e maior controle para as empresas de viagens.



Facilidade e Mobilidade


Se tem uma coisa que cliente não quer, é ter trabalho, e cuidar dos preparativos de uma viagem não é tarefa fácil, tão pouco objetiva. Aplicativos de hotéis, conexão com outros viajantes, reservas de restaurantes e outras especialidades, não são mais novidade e visam facilitar a vida dos potenciais clientes.



A perspectiva de plataformas e aplicativos focados em facilitar as decisões de compra, entregando o que consumidor precisa sem precisar sair de casa, é extremamente positiva! Entretanto, a experiência positiva também deverá estar inclusa nas interfaces desses programas, oferecendo boa impressão desde a navegabilidade.



E aí, você está preparado para lidar com essas tendências?


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar