E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Tendências para a área de logística em 2019

15/03/2019 Por: Vanessa Cagliari

Tendências para a área de logística em 2019

A
indústria logística é marcada por constantes mudanças e é muito importante analisar as principais perspectivas, mudanças e tendências que devem pautar o mercado da logística em 2019. O mercado de e-commerce, por exemplo, revela um cenário de oportunidades para o setor logístico, onde oferecer boas experiências de entrega é um forte diferencial.


Aumento da demanda por profissionais especializados

Com o aumento dos negócios, especialmente e-commerces, a área de logística pode lidar com a falta de mão-de-obra capacitada. Assim, uma excelente dica para quem quer se destacar é investir em cursos profissionalizantes de pós-graduação ou MBA em gestão de logística ou gestão da cadeia de suprimentos.

 

Crescimento do e-commerce

A expectativa de crescimento do e-commerce em 2019 é bastante positiva e será cada vez mais comum empresas físicas expandirem seus serviços para a internet. Post da Money Times destaca a pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCcomm) estima que esta modalidade de comércio cresça 16% comparada ao ano de 2018, o que representa faturamento de R$ 79,9 bilhões.


Unido a esses dados positivos, ainda temos a barreira logística nacional, que de acordo com o ranking do Banco Mundial em 2018, que deixou o Brasil na 56ª posição dentre 167 países, no quesito ‘estrutura logística’. Devido essa falha na estrutura e a carência do setor quanto ao serviço, empresas de serviços logísticos que são inovadoras serão buscadas e contratadas como diferencial estratégico.


Tecnologias móveis e na nuvem e crescimento do Big Data

Com o objetivo de reduzir custos e melhorar os processos logísticos de entrega, empresas transportadoras e operadoras logísticas estão utilizando com mais frequência plataformas de computação na nuvem, para acessar informações de qualquer localização.

Além disso, outra tecnologia usada pelas empresas transportadoras é o Big Data que oferece um planejamento eficiente de sistemas de informação, relatórios detalhados e indicadores chave de desempenhos para otimizar a atividade Supply chain e logística.


Visibilidade das operações e serviços para clientes

Existe uma demanda dos clientes por serviços integrados dentro da cadeia de suprimentos para diminuir o tempo de entrega de mercadorias. Não será mais suficiente rastrear somente os pedidos em tempo real, como dar autonomia aos consumidores sobre como elas serão feitas.

A indústria logística é marcada por constantes mudanças e é muito importante analisar as principais perspectivas, mudanças e tendências que devem pautar o mercado da logística em 2019. O mercado de e-commerce, por exemplo, revela um cenário de oportunidades para o setor logístico, onde oferecer boas experiências de entrega é um forte diferencial.


Aumento da demanda por profissionais especializados

Com o aumento dos negócios, especialmente e-commerces, a área de logística pode lidar com a falta de mão-de-obra capacitada. Assim, uma excelente dica para quem quer se destacar é investir em cursos profissionalizantes de pós-graduação ou MBA em gestão de logística ou gestão da cadeia de suprimentos.

 

Crescimento do e-commerce

A expectativa de crescimento do e-commerce em 2019 é bastante positiva e será cada vez mais comum empresas físicas expandirem seus serviços para a internet. Post da Money Times destaca a pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCcomm) estima que esta modalidade de comércio cresça 16% comparada ao ano de 2018, o que representa faturamento de R$ 79,9 bilhões.


Unido a esses dados positivos, ainda temos a barreira logística nacional, que de acordo com o ranking do Banco Mundial em 2018, que deixou o Brasil na 56ª posição dentre 167 países, no quesito ‘estrutura logística’. Devido essa falha na estrutura e a carência do setor quanto ao serviço, empresas de serviços logísticos que são inovadoras serão buscadas e contratadas como diferencial estratégico.


Tecnologias móveis e na nuvem e crescimento do Big Data

Com o objetivo de reduzir custos e melhorar os processos logísticos de entrega, empresas transportadoras e operadoras logísticas estão utilizando com mais frequência plataformas de computação na nuvem, para acessar informações de qualquer localização.

Além disso, outra tecnologia usada pelas empresas transportadoras é o Big Data que oferece um planejamento eficiente de sistemas de informação, relatórios detalhados e indicadores chave de desempenhos para otimizar a atividade Supply chain e logística.


Visibilidade das operações e serviços para clientes

Existe uma demanda dos clientes por serviços integrados dentro da cadeia de suprimentos para diminuir o tempo de entrega de mercadorias. Não será mais suficiente rastrear somente os pedidos em tempo real, como dar autonomia aos consumidores sobre como elas serão feitas.

Para isso, uso de softwares integrados aos e-commerces e às operadoras logísticas são ferramentas que auxiliam os clientes a gerenciarem as formas de pagamentos, realizarem novos pedidos, agendarem entregas e ao mesmo tempo, permite que as empresas transportadoras possam reduzir os custos em serviços direcionados ao consumidor.


Sustentabilidade

A sociedade valoriza as corporações engajadas com práticas de sustentabilidade. A logística pode ajudar o meio ambiente utilizando embalagens mais sustentáveis, contêineres e galpões com placas que absorvem energia solar, ações para reutilizar água, gestão de rotas para reduzir gastos com combustível e, também, através da logística reversa.


Vale ressaltar que sustentabilidade não aborda apenas a questão ambiental, como econômica e social. Desta forma, a expectativa é que as empresas se tornem mais humanizadas e próximas dos consumidores, e as transportadoras também estão inclusas nessa expectativa.


O Unidombosco oferece ótimos cursos de MBA em Gestão de Logística e MBA em Gestão da Cadeia de Suprimentos que capacitam e qualificam para o mercado de trabalho. Com um corpo docente qualificado e atuante no mercado, as aulas são ajustadas às necessidades e novidades que as empresas requisitam. Experimente os cursos gratuitamente, durante 7 dias.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar