E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Tendências para a área de logística em 2015

06/05/2015 Por: Vanessa Cagliari
Tendências para a área de logística em 2015

A indústria logística é marcada por constantes mudanças e é muito importante analisar as principais perspectivas, mudanças e tendências que devem pautar o mercado da logística em 2015. O mercado de e-commerce, por exemplo, revela um cenário de investimentos otimista para o setor logístico, uma estratégia para que as empresas se diferenciem no mercado. Confira:

 
Aumento da demanda por profissionais especializados
 
Um mercado que oferece ótimas oportunidades é o setor de logística, pois a demanda por profissionais especializados em experientes em gestão de processos logísticos cresceu consideravelmente por envolver uma grande diversidade de atividades. Com o aumento dos negócios, a área de logística pode lidar com a falta de mão-de-obra capacitada. Uma boa dica é investir em cursos profissionalizantes de pós-graduação ou MBA em gestão de logística ou gestão da cadeia de suprimentos
 
 
 
Crescimento do e-commerce
 
Em média, as vendas crescem 20% ao ano e a expectativa é que devem alcançar a marca dos US$ 900 bilhões ao final desse ano. De acordo com estimativas da Forester Research (instituto de pesquisa) o mercado de e-commerce representará 11% de todas as vendas do varejo da América do Norte. A Índia deve investir em infraestrutura de logística para o e-commerce entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão. 
 


Tecnologias móveis e na nuvem e crescimento do Big Data
 
Com o objetivo de reduzir custos e melhorar os processos logísticos de entrega, empresas transportadores e operadoras logísticas estão utilizando, cada vez mais, plataformas de computação na nuvem, para acessar informações de qualquer localização.
 
 
Além disso, outra tecnologia usada pelas empresas transportadoras é o Big Data que oferece um planejamento eficiente de sistemas de informação, relatórios detalhados e indicadores chave de desempenhos para otimizar a atividade Supply chain e logística.

 
 
 
Visibilidade das operações e serviços para clientes
 
Existe uma demanda por parte dos clientes por serviços integrados dentro da cadeia de suprimentos para diminuir o tempo de entrega de mercadorias. Não será mais suficiente rastrear somente os pedidos em tempo real.
 
Para isso, uso de softwares integrados aos e-commerces e às operadoras logísticas são ferramentas que auxiliam os clientes a gerenciar as formas de pagamentos, realizar novos pedidos, agendar entregas, ao mesmo tempo que permite que as empresas transportadoras possam reduzir os custos em serviços direcionados ao consumidor.

 
 
 
Sustentabilidade
 
A sociedade valoriza as corporações engajadas com práticas de sustentabilidade. A logística pode ajudar o meio ambiente utilizando embalagens mais sustentáveis, contêineres e galpões com placas que absorvem energia solar, ações para reutilizar água, gestão de rotas para reduzir gastos com combustível e, também, através da logística reversa.



O Dom Interativo oferece ótimos cursos de MBA em Gestão de Logística e MBA em Gestão da Cadeia de Suprimentos que capacitam e qualificam para o mercado de trabalho. Com um corpo docente qualificado e atuante no mercado, as aulas são ajustadas às necessidades e novidades que as empresas requisitam. Experimente os cursos gratuitamente, durante 7 dias. 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar