Ativar notificações
E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Tipos de colegas de trabalho que podem ser prejudiciais

21/01/2019 Por: Editorial Dom Bosco
 Tipos de colegas de trabalho que podem ser prejudiciais


Por mais que ouçamos pensamentos motivacionais dizendo que não devemos deixar que outros afetem nossas vidas de forma negativa, é complicado ignorar o comportamento prejudicial de alguém que você convive praticamente todos os dias do ano. No trabalho, conhecemos pessoas com personalidades diferentes e algumas não são tão positivas para nosso crescimento. Em casos assim, a melhor alternativa é manter a distância e tratar apenas de assuntos essenciais.


Veja também: Comportamentos que podem te prejudicar no mercado


Mas, o interessante é que nem sempre essas pessoas estão vestidas de “lobo mau”, o que dificulta a identificação desses comportamentos prejudiciais e, quando você identifica que ela não é uma boa companhia, já está muito próximo. Mas, antes de cortar uma relação ruim do que ser prejudicado, não é mesmo?


Identifique a seguir alguns tipos de colegas de trabalho que podem ser prejudiciais e, reflita se há pessoas com essas características em seu trabalho e não hesite em manter distância.


Desdenhoso


Este tipo de colega é inseguro e mesmo que tente demonstrar o contrário, tem medo de que as atividades dos outros recebam mais prestígio que as dele. Para reconhecer uma pessoa assim, basta ficar atento a olhares de pouco-caso e expressões depreciativas - muitas vezes, com cunho de brincadeiras -, que desejam tirar sua confiança e ofuscar você dentro da empresa.



Orgulhoso


Enquanto o desdenhoso é inseguro, o orgulhoso tem tanto ego que acaba sufocando quem está perto. Pessoas assim são pouco flexíveis, se gabam de tudo e não gostam de ouvir críticas, já que para elas tudo o que realizam é ótimo.



Grosseiro


Colegas grosseiros colocam a paciência de outros em “xeque”, porque criam situações desnecessárias e desconfortáveis por mera falta de educação. Gente assim, acredita que pode ficar em vantagem desenvolvendo o medo (que para elas é o mesmo que respeito) e a baixa autoestima em outros.



Sensível


Nem sempre ser sensível significa ser vítima e, na maioria das vezes, é o tipo de olhar que pessoas com essa característica recebem. Assim, quando não possuem argumentos para se defenderem, começam a chorar ou criar desculpas que trarão olhares piedosos do público, colocando quem está certo como vilão. No mercado de trabalho é preciso equilíbrio emocional para lidar com críticas e atribuições complexas, e colegas deste tipo, são péssimos para manter contato.



Fofoqueiro


Fofoqueiros não são pessoas confiáveis e, tão pouco, profissionais, pois não sabem resolver suas questões de forma madura ou ‘tomar conta apenas de suas vidas’. Por serem covardes e desejarem chamar atenção, acabam criando, divulgando ou aumentando histórias que prejudicam a imagem de outros colegas e que atrapalham a união da equipe.



Reclamão


Aquele colega que não enxerga nada de forma positiva, é outro exemplo de alguém que você deve manter distância. Ficar o dia inteiro ouvindo alguém reclamar pode sugar a energia e a positividade de qualquer um.



Evite colegas tóxicos


Nem todos os colegas vão demonstrar quem são no primeiro dia, porém, a convivência ajuda a identificar ‘quem é quem’. É impossível controlar todos os sentimentos ao notar uma pessoa queixosa ou que fala mal de todo mundo. Porém, a melhor dica em qualquer caso é manter a distância.


Dentre os passos para evitar que a situação piore, está a empatia. Mas, tentar entender os motivos que levam a pessoa a agir daquela forma, não significa que você precisa manter contato. Se você não der atenção a esse tipo de comportamento e tratar apenas assuntos importantes com colegas ruins, sua sanidade mental estará “blindada”. Aposte também em cursos focados no comportamento humano para melhorar seus relacionamentos.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar