E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Trabalhar ouvindo música é bom? Entenda melhor

05/09/2018 Por: Editorial Dom Bosco
 

Muitas pessoas gostam de trabalhar ouvindo música, mas como isso influencia na produtividade?

trabalhar ouvindo música

A nossa vida é como um filme, cheia de altos e baixos, e como uma ótima longa-metragem, exige uma trilha sonora tão interessante quanto. A música está tão presente na realidade dos seres humanos, que a cada dia aumenta o número de empresas que dão essa liberdade aos funcionários, e é bastante comum encontrar funcionários com seus fones de ouvido enquanto realizam as mais diversas atividades. No entanto, será que trabalhar ouvindo música é bom?


Segundo uma pesquisa realizada por uma agência de Marketing, WebpageFX, onde foi feita uma entrevista com funcionários e empresários, ouvir música no trabalho pode ser uma ótima opção de aumentar a produtividade da equipe -  se for usada da forma correta. A agência selecionou alguns gêneros musicais convenientes para cada momento, segundo opiniões de usuários:



Música instrumental - construção precisa de dados (92%);

Música agitada (Dance Music) - revisar dados (20%);

Música Pop - fazer uma leitura longa mais rápido (58%)

Música Clássica - atividades mais rigorosas (12%)



Obviamente que esses dados estão relacionados a familiaridade que cada um tem com música, pois algumas pessoas preferem trabalhar em silêncio, seja por preferência ou pela atividade que realizam. Mas, o estudo ainda alertou sobre a interferência que a novidade da canção e letra podem ter em um momento de produção de conteúdo ou aprendizagem. Por exemplo, ao escrever um assunto é aconselhado fugir de canções que tenham letras, pois além de acabar reduzindo a sua capacidade, pode influenciar em seu emocional e afetar o resultado.


As informações coletadas, deram um parâmetro de efeitos positivos da música na vida das pessoas: aumenta o sistema imunológico, ajuda a memória, reduz o estresse e aumenta a motivação no trabalho. Esses resultados são decorrentes da produção do neurotransmissor Dopamina, responsável pelo aumento da concentração e prazer. Foi constatado que 40% dos respondentes empresários, acredita que a inserção da música na vida dos funcionários, impulsiona as vendas. Ainda, 65% dos empresários diz acreditar que as atividades realizada com canção, tornam os empregos mais produtivos.



Trabalhando ouvindo música

Caso você decida trabalhar com música, além da precaução com gênero, é importante também tomar cuidado com o volume, porque pode prejudicar sua audição, o que pode interferir em sua percepção do ambiente e fazer com que você não receba alertas importantes. É interessante sempre conferir se o volume escolhido está ficando apenas em seus fones ou está se espalhando pelo ambiente, como se fosse uma caixa de som, pois além de prejudicar sua saúde, isso não é nada profissional.


Com as precauções corretas, a música pode proporcionar um ambiente descontraído e prazeroso, contribuindo com a felicidade em um dia corrido no trabalho. Como tudo exige a famosa expressão “depende”, fique atento em como a sua experiência ao trabalhar com música, tem impactado sua vida profissional. Se a resposta for positiva, escolha uma boa playlist e comece a trabalhar!




curso de pos gratis

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar