Quem faz pós-graduação sabe que gerenciar bem o tempo é essencial para dar conta de todos os compromissos e fazer o estudo ser mais produtivo. Entretanto, com a correria do dia a dia é comum colocar a cabeça no travesseiro com peso na consciência de que não fizémos tudo o que precisávamos. Felizmente, existem alguns truques para fazer seu tempo de estudo render mais, que vão mudar a forma que você está lidando com os compromissos.
Mudar a forma de lidar com as responsabilidades é muito importante para ter sucesso nos estudos e evitar o famoso estresse, que segundo a psicóloga Renata Bento, em entrevista fornecida ao portal O Dia, acontece quando há uma demanda externa grande, que faz com que o corpo reaja em sentido de alerta fazendo com que a pessoa fique mais atenta; porém, essa tensão constante pode ser prejudicial e gerar problemas como a depressão.
Quer saber quais são esses macetes que vão mudar o seu relógio e trazer qualidade de vida para a sua rotina? Continue a ler.
Leia também: É possível estudar com filho pequeno? Veja como
Antes de dormir, é sempre bom pensar em como será o dia seguinte e anotar todos os compromissos que precisarão ser atendidos. Outra coisa que você precisa pensar é se essas ‘correrias’ não podem ser feitas por outras pessoas. Além disso, tente programar quanto tempo você gastará para realizar cada tarefa, pois isso evita que você agende mais atividades do que pode cumprir.
Usar uma agenda para anotar todos os compromissos ajudam a ter controle do que é preciso ser feito, sem pular nenhuma tarefa, inclusive aquelas mais simples, mas que ainda exigem atenção. Ao anotar todas as suas preocupações em um papel, fica mais fácil gravar o que deve ser feito e ser mais produtivo.
Depois de fazer a lista de tarefas, comece pelas coisa que são mais importantes. Caso existam tarefas que precisam de muito tempo para serem solucionadas, o recomendado é resolver em partes. Mas, não esqueça, que para dividir essas atividades - especialmente se tiverem data de entrega - é indispensável começar com antecedência.
Não tem como evitar a fila do banco ou da espera do atendimento ao médico? Então, aproveite essas ocasiões para fazer tarefas importantes, como ouvir um podcast, fazer uma aula EAD ou aproveitar para deixar a sua agenda de estudos ainda mais organizada com as coisas que precisam ser feitas.
Se tiver que fazer uma tarefa que exige concentração, busque se isolar para ter mais silêncio e evitar que alguém possa interferir em sua concentração. Fora escolher um ambiente mais tranquilo, não esqueça de desligar o celular, a televisão e avisar seus amigos e familiares para só interromperem quando for preciso, já que esta é a sua hora de estudar.
Concluir uma atividade com a sensação de que você deu o seu melhor, é uma sensação maravilhosa. No entanto, a atitude perfeccionista pode atrapalhar o fluxo da produtividade, fazendo com que você procrastine as atividades ou fique desanimado por não estarem como esperava. Então, dê sempre o seu melhor, mas tome cuidado para que a busca pela perfeição não seja um sabotador de tempo.
Bons estudos!
Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.