E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo antes de começar um negócio

07/12/2018 Por: Editorial Dom Bosco

Tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo

Abrir um negócio, aparentemente, pode ser uma tarefa simples que basta apenas ter uma boa ideia e uma certa quantia de dinheiro. No entanto, iniciar um empreendimento pode não ser tão simples como se imagina. Primeiramente, é preciso entender o mercado e acompanhar todas as mudanças que ocorrem no meio, para que a startup tenha possibilidades de crescimento.

 
 
O empreendedorismo pode ser definido como a disposição para detectar soluções e oportunidades e investir recursos na criação de um negócio, ou projeto que seja capaz de oferecer mudanças e facilidades para as pessoas. Segundo o pesquisador, David McClelland, da Universidade de Harvard, o empreendedorismo é um conjunto de hábitos, atitudes e comportamentos, e o empreendedor é definido a partir de características como persistência, busca de oportunidades e iniciativa.

 
 
Quem tem perfil de empreendedor, além de fazer o seu trabalho, sabe desenvolver novas ideias para o negócio, sabe ser inovador. Para começar a empreender, é preciso se informar, antes de mais nada, conhecer a atividade, ou produto que se pretende desenvolver e do mercado que pretende atuar, de acordo com Sérgio Diniz, consultor do Sebrae-SP. Veja, a seguir, o que é preciso para iniciar um negócio:

 
 
1.Planejamento
Segundo Diniz, o planejamento na hora de abrir um negócio é ter a visão de onde está e onde quer chegar para, depois, definir o que é preciso fazer. "Crie planos de ações e priorize-os dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever", conta o especialista ressaltando a importância de avaliar as melhores alternativas para alcançar os seus objetivos.

 
 
2.Iniciativa e persistência
Iniciativa é a constante busca por oportunidades de negócios. E, para isso, é preciso estar sempre atento ao que ocorre no mercado em que vai atuar. "As dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário", alerta Sérgio sobre manter a persistência diante dos erros e obstáculos. 

 
 
3.Se arriscar
Arriscar-se faz parte do ato de empreender, conta Sérgio destacando que correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor só corre perigo quando está desinformado, mas se ele se informa e se especializa no ramo pode tomar decisões complexas com risco calculado.

 
 
4.Investir em conhecimento
De acordo com David Kallás, especialista em empreendedorismo, antes de procurar orientação com especialistas, invista em conhecimento. Existem diversos cursos sobre empreendedorismo, como pós-graduação em empreendedorismo e liderança.

 
 
5.Orientação
Empreendedores estabelecidos e especializados em empreendedorismo são muito acessíveis, conta David. Procure um deles para conhecer suas histórias e aprendizados. Não deixe de perguntar sobre os principais acertos os erros, e saiba adequar os ensinamentos à sua situação.

 

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar