E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Tudo o que você precisa saber sobre Pós-Graduação no Brasil

13/12/2018 Por: Editorial Dom Bosco
 Pós-graduação no Brasil


Com tantas opções de pós-graduação para fazer após a faculdade, nem parece que os cursos de especialização com diplomas Lato e Stricto Sensu tiveram um início no Brasil. Se em 1961, quando o termo especialização foi citado pela primeira vez na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pouca gente conhecia esse passo de carreira, após ser aprovado em 1965 pelo Conselho Federal de Educação, se tornou um diferencial no currículo; hoje, é uma obrigação.


Apesar de ser uma força na vida de quem está no mercado, a pós-graduação não é realizada por todos os profissionais, e especialmente as de perfil Stricto Sensu, ou seja, focadas em pesquisa, são menos frequentes; dados publicados pelo blog da revista Galileu afirmam que menos de 0,5% da população brasileira possui esse tipo de currículo, o qual promove uma média salarial de R$ 13.861 em quem possui esse tipo de formação; dados da Dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirmam que no Brasil, são apenas 7,6 profissionais doutores ou mestres a cada 100 mil habitantes.


Para quem deseja iniciar a pós-graduação, há 3 tipos: Stricto Sensu, Latu Sensu e Pós-doutorado.



Stricto Sensu;

Como abordado anteriormente, esse tipo de pós permite ao aluno conseguir título de mestre ou doutor, onde o segundo depende do primeiro. Como o objetivo é formar pesquisadores e cientistas, para defender o diploma é preciso, ao final do curso, apresentar um projeto científico autoral para uma banca de avaliação; caso tenha bom desempenho, se no caso o objetivo for mestrado, o profissional passa de bacharel para mestre.


Ainda nesse contexto, tem a formação de pós-doutorado, que fecha o ciclo de ensino superior. Assim, quem consegue a formação, defende que não precisa aprender - em tese - mais nada técnico em sua área. No entanto, para quem apenas deseja dar aulas para o ensino superior, é preciso apenas o mestrado para se classificado como mestre.



Lato Sensu;

A formação Lato Sensu abrange, de forma ampla, especialização em diversas áreas, que tornam o profissional especialista no tema, mas não mudam seu título de bacharelado, como ocorre no mestrado ou doutorado; formações de Lato Sensu apenas aprimoram o conhecimento.


Dentro do grupo Lato Sensu estão os famosos MBA’s ou Mestrado em Administração de Negócios (Master of Business Administration), que embora possua “mestrado” no título, não torna o concluinte um mestre, mas é ferramenta essencial para quem deseja defender um posicionamento estratégico nas áreas de gestão.






E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar