E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Turismo nacional está aquecido

11/05/2015 Por: Vanessa Cagliari
Turismo nacional está aquecido

Em 2014, o setor de turismo nacional bateu recordes e se tornou o 3º maior mercado de aviação doméstica do mundo, posição três vezes maior que o ano de 2004. É o que revelam os dados do Ministério do Turismo (MTur) que realizou um estudo apontando um aumento da intenção do brasileiro em viajar mais pelo país em 2015. Cerca de 70,9% dos brasileiros que planejam viajar nos próximos 6 meses escolheram cidades brasileiras como destinos. Um dos fatores que incentivou a escolha dos brasileiros pelos destinos nacionais é o aumento do dólar.   

 
 
Além disso, a receita do turismo internacional aumentou 170% no ano passado e a oferta de crédito dos bancos públicos para o setor cresceu treze vezes. Em relação ao número de empregos, foram criados na indústria turística, no mesmo período, 3,1 milhões de empregos formais diretos e, aproximadamente, 8,5 milhões entre diretos, indiretos e induzidos colocando o Brasil na 5ª colocação no ranking mundial de postos de trabalho no setor de turismo.


 
Em seu discurso na abertura do evento World Travel Market Latin America, em São Paulo, o ministro do Turismo, Henrique Alves, afirmou que os números do Turismo reforçam a importância do setor na geração de negócios, empregos e renda e os impactos positivos no desenvolvimento regional atingindo todas as camadas sociais. Além disso, ressaltou que é importante a parceria do governo e do setor privado. "Em um ano desafiador como esse, é fundamental que estejamos unidos diante dos obstáculos. Temos avançado nessa missão. Se por um lado o mercado ampliou a oferta de assentos nas aeronaves, cresceu e reduziu as tarifas, por outro o governo está investindo na melhoria dos aeroportos e na construção de um plano de aviação regional. Se os empresários estão investindo em compra de equipamentos e avanços em infraestrutura, o governo libera crédito por meio de bancos públicos para o setor", destaca Alves.


 
 
O Ministério do Turismo apoia cerca de 20 mil projetos de desenvolvimento do turismo nacional em mais de 4.600 municípios. A principal intenção é popularizar a atividade turística no país e incorporar a classe C, que, atualmente, representa mais de 50% da população brasileira. Mais de 100 milhões de brasileiros possuem condições de adquirir pacotes de viagens, no entanto, somente 62 milhões viajam efetivamente.


 
Por meio do programa de incentivo, Viaja Mais Melhor Idade, o Ministério do Turismo vem estimulando o brasileiro a viajar mais pelo Brasil. Além disso, a Política Nacional de Turismo vem criando estratégias para fortalecer a competitividade turística internacional do país. O Brasil é o primeiro da lista de 140 países em matéria de recursos naturais, segundo o Banco Mundial. Em relação ao quesito diversidade cultural, o país figura na lista dos 25 destinos turísticos mais procurados por turistas.


 
 
O Dom Interativo oferece o curso de MBA em Gestão de Turismo e Hospitalidade que capacita e qualifica para o mercado de trabalho. Com um corpo docente qualificado e atuante no mercado, as aulas são ajustadas às necessidades e novidades que as empresas requisitam. Experimente nossa metodologia, gratuitamente, por 7 dias. 
 
 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar