E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Usar palavras corretas em seu currículo aumentam suas chances de conseguir um novo emprego

12/12/2014 Por: Editorial Dom Bosco


Com a chegada da era digital, muitos profissionais optam em ter um currículo virtual, principalmente, em sites como o Linkedin. Essas ferramentas tornaram a visibilidade do candidato muito mais prática, assim como a pesquisa das empresas por funcionários.

Entretanto, o candidato pode encontrar dificuldade em se destacar em meio de tantos perfis cadastrados, já as empresas acabam tendo dificuldade em filtrar as tantas informações.

Por esse motivo, utilizar palavras-chave relacionadas à sua área de atuação é um diferencial, afinal, as corporações tendem a utilizar vários filtros de pesquisa em busca do candidato que se encaixe em suas necessidades. Utilizar as palavras corretas irão aumentar as suas chances de visibilidade nessas buscas.

Quanto mais palavras seu perfil tiver, mais aparecerá nos filtros de pesquisas variados, portanto, defina sua meta. Por exemplo, se procura cargos específicos, escolha as palavras com cautela para acertar no alvo.

Uma pesquisa feita pela Zip Recruiter analisou mais de 3 milhões de currículos e traçou as palavras que mais se destacaram entre os recrutadores.

Os perfis que ganharam maior destaque foram os que continham palavras como "experiência", "gestão", "projeto", "desenvolvimento", "negócio", "habilidade", "profissional", "conhecimento", "ano", "equipe" e "liderança".

Termos que implicavam habilidades de gestão, postura proativa e resolução de problemas também ganharam destaque.

Por outro lado, currículos que continham palavras que denotam inexperiência ou dão pistas de o candidato precisaria de muito treinamento foram descartadas. Sendo assim, evite "difícil", "necessidade", "primeiro", "mim", "tempo", "eu mesmo", "chance", "desenvolver" e "aprendizagem".


Variação pelo cargo

Tenha em mente que a escolha de palavras irão variar de acordo com o cargo de interesse.

Profissionais de vendas e negócios, por exemplo, podem usar expressões como: comunicação estratégica, pós-venda, atendimento ao cliente, marketing de produto, metas, administração de carteira de clientes, varejo e etc.

Se você é profissional de marketing, seguirá outra direção, como: pesquisa de mercado, desenvolvimento de novos produtos, análise de custos, relatório de variáveis.

Sendo assim, pesquise quais são os termos mais procurados em sua área e as habilidades mais exigidas que cruzam com seus conhecimentos (nunca minta).

É sempre bom estar atento. Depois que terminar de preencher seu perfil virtual, verifique se todas as palavras foram introduzidas. É aconselhável usar vários sinônimos de uma mesma função, dessa forma aumentará suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa, independente das palavras escolhidas pelo recrutador.


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar