E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Veja as áreas que o pedagogo pode atuar

07/07/2017 Por: Vanessa Cagliari

áreas que o pedagogo pode atuar

Especializado em educação, o trabalho do pedagogo se resume em associar o processo de aprendizagem à realidade em que o aluno se encontra, utilizando as ferramentas e técnicas adequadas para transmitir o conhecimento. Ao se formar no curso de Pedagogia, o profissional pode trabalhar na função de professor de educação infantil, educação fundamental, supervisor, gestor ou orientador escolar
 
 
Dentro da área educacional, o pedagogo pode também elaborar e editar materiais didáticos para adequá-los aos métodos de ensino para cada nível de escolaridade.  Entre os materiais desenvolvidos estão desde livros didáticos até vídeos educativos, videoaulas para cursos online e programas de computador.
 
 
Na parte de educação especial, para facilitar o processo de aprendizagem de autistas, alunos com dislexia, etc., o pedagogo deve ministrar aulas usando técnicas diferenciadas de ensino, para que estes alunos sejam capazes de compreender o conteúdo ensinado.
 
 
Além de criar e lecionar aulas, outra área em que o pedagogo pode atuar é a gestão escolar, estando à frente da construção do projeto pedagógico da escola, acompanhando as ações do projeto junto aos outros educadores e os resultados obtidos junto ao desempenho dos alunos.
 
 
Entre outras tarefas de gerenciamento que o gestor escolar deve cumprir estão a organização do calendário letivo, com as datas dos eventos escolares; realizar reformas curriculares, definindo os conhecimentos que os alunos devem adquirir durante um período; coordenar conselhos de classe; gerenciar os recursos financeiros da escola e a equipe de professores.
 
 
 
Outras áreas que o pedagogo pode atuar
Apesar de ser um profissional bastante conhecido por trabalhar com ensino escolar, o mercado de trabalho para o pedagogo vai além da atuação nas escolas. Além das áreas de atuação do pedagogo citadas acima, o profissional pode oferecer seus conhecimentos em empresas e aplicar treinamentos para formar profissionais já inseridos no mercado e aqueles que ainda vão ingressar.
 
 
 
Chamada de pedagogia empresarial, a área é bastante promissora para pedagogos e uma alternativa para quem não pretende investir no ensino escolar. Focada na área da gestão de pessoas ou recursos humanos, a pedagogia empresarial trabalha com desenvolvimento de equipe, por meio de mudanças técnicas e comportamentais em cada profissional de acordo com os valores e missão da empresa. A cada novo procedimento da empresa, o pedagogo é responsável por elaborar e executar o treinamento dos colaboradores.
 
 
 
A pedagogia e suas áreas de atuação abrangem diversos segmentos do mercado. Nos espaços não-escolares, esse especialista também está capacitado a trabalhar em:

-ONGs;

-Brinquedotecas;

-Bibliotecas;

-Hospitais;

-Mídias educativas;

-Pesquisa;

-Políticas educacionais.
 
 
 


Quer se especializar na área de pedagogia? Então conheça, gratuitamente, os cursos de pós-graduação online em Pedagogia Empresarial e pós-graduação em Gestão Escolar.
 
 
 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar