E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Veja como é a área de Finanças Empresariais

18/09/2018 Por: Editorial Dom Bosco
 

Em tempos de crise, uma boa gestão financeira é essencial para empresas

finanças empresariais

A área de Finanças é fundamental para maximizar os lucros das empresas, por saber como administrar da melhor forma os recursos. Envolvendo questões mais profundas da Gestão Financeira e Contabilidade, as Finanças Empresariais possuem uma visão mais ampla no comportamento empresarial para saber como tomar decisões assertivas de investimentos que forneçam retorno a curto ou longo prazo, e por isso, é uma área tão recomendada para os tomadores de decisões.


Todas as empresas de pequeno, médio ou grande porte precisam de pessoas que compreendam de forma especializada como investir e fornecer bons resultados aos sócios. E para que isso seja possível, é fundamental que os investimentos sejam certeiros e maximizem o valor da empresa dentro do mercado. A área de Finanças Empresariais é tão importante, que algumas empresas reservam um setor específico para área, que é preenchido por títulos seniores, como Chief Executive Officer (CEO) e Chief Financial Officer (CFO), e que respondem pelas escolhas administrativas da empresa.



Os ativos e passivos englobam os recursos e deveres das empresas, e ambos precisam sempre estar igualados, para que não haja dividendos no histórico. Desta forma, cabe ao profissional especializado em Finanças Empresariais fornecer prognósticos e estratégias para que os objetivos sejam alcançados conforme a realidade da organização. Questões como investimentos, dividendos e financiamentos devem entrar na pauta deste profissional, que saberá avaliar de forma técnica e estratégica a melhor postura a ser tomada.




Diretores financeiros, ou Chief Financial Officer ficam encarregados de informações profundas das empresas, muitas vezes confidenciais. Esses especialistas devem se responsabilizar por fazer previsões e planejamentos, bem como ter proximidade  com outras áreas da empresa, entendendo de forma profunda o local onde atua. Segundo o Love Mondays, apenas no estado de São Paulo, o salário médio para o cargo pode superar R$37.000,00.


Pensar de uma forma adequada para tomar boas decisões financeiras é fundamental, principalmente em tempos de crise. Apenas entre os anos de 2013 a 2016, segundo dados divulgados pelo IBGE, cerca de 341,6 mil empresas fecharam no Brasil, mostrando a carência e dificuldade de manter um negócio funcionando, principalmente em épocas de “vaca seca”. E não basta vontade para superar os desafios mercadológicos nessas fases, como também conhecimento. Por isso, profissionais que possuam conhecimento em gestão financeira são tão importantes para lidar e evitar crises.


Quem deseja seguir cargos responsáveis por decisões financeiras, existem cursos de especialização no tema, e alguns podem ser realizados a distância através da internet. O MBA em Gestão da Contabilidade e Finanças Empresariais da Unidombosco, oferece aulas focadas em Contabilidade de Custos, Empreendedorismo, Finanças Corporativas e muitos outros temas que fornecem uma base sólida para quem deseja seguir a área.



Finanças Empresariais: MBA grátis por 7 dias


Com metodologia reconhecida pelo MEC e um ensino a distância de qualidade, a Unidombosco deseja formar profissionais que realmente façam a diferença no mercado. Trazendo uma grade com temas atuais e focados, o MBA em Gestão da Contabilidade e Finanças Empresariais forma mentes estratégicas para modificar o rumo das empresas, mesmo em tempos de crise. Conheça e certifique-se!


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



pós em finanças

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar