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Você sabe o que é Marketing Colaborativo?

11/02/2015 Por: Editorial Dom Bosco


Os consumidores mudaram muitos nos últimos anos devido aos avanços tecnológicos. Isso permitiu a conectividade e a interatividade entre os indivíduos nunca vista antes. O computadores e celulares com preços acessíveis, além da internet de baixo custo formaram uma nova era tecnológica.

 
Além de consumidores, hoje, o cliente é formador de opinião com seus blogs, redes sociais, Facebook ou através de 140 caracteres em rápidos tweets. Blogueiros e adeptos do Twitter podem tecer comentários positivos ou negativos sobre empresas e produtos, tendo potencial de persuadir outros consumidores a fazerem, ou não, negócios com essas corporações.

 
Outra rede social que vem criando destaque são os “Youtubers”: webcelebridades que postam vídeos no Youtube contendo opiniões, dicas, tutoriais e todo tipo de conteúdo. Através desses canais e pessoas, empresas optam em divulgar seus produtos ou serviços utilizando o consumidor influenciando outro consumidor com suas opiniões e ideias.

 
Segundo Philip Kotler, considerado Pai do Marketing, a influência que a propaganda corporativa tem sobre o comportamento de compra está diminuindo proporcionalmente. Além disso, os consumidores estão participando mais de outras atividades, como: videogames, assistindo a DVDs, usando mais o computador, assistindo filmes em “stream” e, portanto, menos expostos a anúncios.

 
Como as mídias sociais são de baixo custo, certamente serão o futuro das comunicações de marketing e, as conexões entre amigos nos sites de networking social, também ajudarão as organizações a desenvolver insights sobre o mercado. Há alguns anos atrás, quem poderia imaginar a existência de uma enciclopédia que qualquer pessoa pudesse editar de forma colaborativa, como a Wikipédia?


Essa colaboração faz com que os profissionais de marketing não tenham mais controle total sobre suas marcas, uma vez que estão competindo com o poder coletivo dos consumidores que também são comunicadores.

 
Portanto, o Marketing evoluiu e, na primeira fase, era orientado pela transação, concentrando-se em como efetuar a venda. Na 2ª fase tornou-se orientado pelo relacionamento, ou seja, como fazer o consumidor voltar e comprar mais? Na 3ª fase, o Marketing convida os consumidores a participar do desenvolvimento do produto e de suas comunicações.


Concluímos que o marketing colaborativo é o elemento primordial do Marketing 3.0 e, as empresas que investirem nesse segmento, irão mudar o mundo, acompanhadas de seus concorrentes e de seus consumidores.


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